top of page

Escuta compartilhada


Você já experimentou ouvir música junto com uma criança?

Ouvir música pode ser uma experiência muito interessante e divertida, bem diferente da música que escutamos cotidianamente vinda do ronco das motos, do trânsito, da fala das pessoas, da tv, dos games, dos pássaros, do vento, da chuva.

Uma escuta compartilhada com uma criança pode ser feita de várias formas e é você e a criança que vão escolher a mais legal.

Escolha um local confortável, reserve alguns minutos sem celular e sem tv. Se possível um lugar silencioso. Escolha uma música que deseja compartilhar, ligue o som e se deixe levar.

Não estamos nos referindo ao momento de se “assistir” aos videoclipes do Youtube. E nem aos espetáculos musicais. Embora esses momentos também sejam musicalmente relevantes.

Assim como o hábito da leitura, ouvir música com as crianças também pode fazer parte de um ritual entre pais, filhos, avós, netos, tios, sobrinhos, professores, alunos, gente de todas as idades.

Apenas ouçam juntos. Contemplem. Descubram juntos o que a música pode despertar em cada um. Criando uma intimidade sonora. E desfrutem da oportunidade de estarem juntos. Como o corpo reage? Dá vontade de dançar? De cantar ou batucar junto? A música cria vínculo, constrói memória afetiva, propicia e aprofunda a cumplicidade e a parceria.

Tente diversificar a escolha: experimente ritmos variados, músicas cantadas e instrumentais. Músicas contemporâneas e antigas, folclóricas e clássicas, em português e em outras línguas.

Nós temos uma playlist no spotify (procure por “escuta compartilhada”) que pode ser usada sem parcimônia. Consulte também seus CDs, LPs ou fitas.

Quantas descobertas podem surgir daí, não é mesmo?

Conte pra gente sua experiência de “escuta compartilhada”

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page